Qual o impacto da transformação digital no RH?

Pessoa Convidada | 26 de abril de 2022

A transformação digital no RH parece caminhar a passos lentos em algumas empresas. Uma pesquisa divulgada pela Você RH indica que somente 19% dos profissionais de RH dizem que o setor é tecnológico.

transformação digital no rh

Já 59,5% disseram que o RH está mais ou menos automatizado. E apenas 37,5% das empresas afirmam que a implementação de novas ferramentas virtuais é uma prioridade. 

Infelizmente, essas organizações estão perdendo os muitos benefícios vindos com a digitalização de processos. Além do mais, estão correndo o risco de ficar para trás num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Mas quais são esses benefícios? Quais desafios existem? Neste artigo, respondemos essas perguntas e explicamos quais os principais impactos da transformação digital no RH. Avance para os próximos tópicos!


O que é a transformação digital no RH?

Podemos dizer que a transformação digital no RH é a base da implementação do RH digital. Nesse contexto, todas as ações, demandas e projetos internos são realizados por meio de tecnologias de alto desempenho. Sendo assim, o setor ganha agilidade, reduz erros e melhora a qualidade dos serviços.

Por meio das ferramentas vindas com a transformação digital é possível também integrar as equipes presenciais e remotas, potencializando a produtividade desses times. Sem falar que o conceito ajuda o RH a desenvolver uma gestão baseada em dados.

Dessa forma, os gestores têm acesso a análises precisas, mensuradas por indicadores de desempenho (KPIs) inseridos em ferramentas de gestão. O resultado é uma área inovadora que impulsiona a cultura tecnológica em toda a empresa. Sim, a transformação digital no RH é um novo capítulo na história da área de recursos humanos.

Quais são os principais impactos da transformação digital no RH? 

Hoje, o RH deixou de lado o antigo papel de coadjuvante e virou um dos protagonistas nas empresas. Isso aconteceu porque os líderes perceberam que o sucesso das organizações depende do capital humano. E o gerenciamento dos colaboradores está nas mãos da área de recursos humanos.

Devido a essa importante responsabilidade, o RH começou a “sentar na mesa” de decisões da alta administração. Afinal, suas opiniões e estratégias têm um impacto significativo na condução e execução dos projetos, metas e propósitos organizacionais.

Diante dessa valorização da área de recursos humanos, surgiu também um desafio: como tornar o setor mais ágil e eficiente? A resposta veio com as tecnologias. E quais são os principais impactos da transformação digital no RH?

Um dos maiores foi a “aposentadoria” das decisões tomadas com base em “achismos”. Em vez disso, os gestores definem estratégias por meio de perspectivas analíticas que ajudam o RH alcançar resultados direcionados e grandiosos.

Um segundo impacto positivo é a substituição de processos burocráticos e manuais por demandas automatizadas. Como exemplo, podemos citar o processo de admissão de colaboradores. Antes, o RH gastava tempo e recursos financeiros para recolher documentação, assinatura do contratado e outros procedimentos. Com a admissão digital, em pouco tempo a contratação é finalizada sem a necessidade de reunir papelada ou de deslocamentos.

Podemos apontar ainda um terceiro impacto da transformação digital no RH: preparar a área para o futuro do mundo corporativo. De acordo com o estudoGlobal Human Capital Trends”, produzido pela Deloitte, um dos pilares das organizações do futuro é a tecnologia – que será ligada ao propósito, potencial e perspectiva interna. Em outras palavras, a transformação digital será responsável pela manutenção da cultura organizacional e terá um importante papel na trajetória da empresa no mundo corporativo.

Quais os benefícios da transformação digital no RH?

Nos tópicos anteriores, ficou claro que a transformação digital no RH é uma revolução não só tecnológica como também na gestão de pessoas. Mas quais são as vantagens vistas na prática, ou seja, no cotidiano na área? A seguir, elencamos as principais.

Comunicação mais objetiva

Na atual era do trabalho remoto ou híbrido, se tornou ainda mais importante fortalecer as linhas de comunicação entre as equipes. Sem uma boa interação, o fluxo de processos pode ser interrompido e a qualidade final das demandas comprometida. Por meio da transformação digital, foram desenvolvidas tecnologias que integram todos os colaboradores — não importa a sua localização.

Entre essas ferramentas, estão: chats, redes sociais corporativas, videoconferências, e-mail, mensagens diretas e aplicativos. Cada organização pode decidir qual dessas aplicações suprem as necessidades internas de comunicação. Desse modo, a estrutura interativa interna fica personalizada e mais eficiente.

Recrutamento e seleção

Qual é o objetivo do recrutamento e seleção? O principal é contratar colaboradores talentosos e alinhados com a cultura do negócio. Essa meta é facilmente atingida por meio das aplicações virtuais. Com elas, a área:

  • Cria o perfil do colaborador ideal;
  • Realiza testes de compatibilidade entre um profissional e os requisitos de um cargo;
  • Identifica habilidades e competências (hard, soft e power skills) importantes para a empresa;
  • Otimiza as fases do funil de recrutamento;
  • Melhora a experiência do candidato;
  • Analisa o perfil comportamental;
  • Aplica testes, dinâmicas e entrevistas com mais facilidade.

Resultados e métricas assertivas

Seja qual for o processo realizado pelo RH, é necessário mensurar os resultados. Como dito no tópico anterior, as tecnologias para a área de recursos humanos têm métricas ou KPIs que auxiliam o monitoramento, análise e relatórios de desempenho. Com base nessas informações, os gestores conseguem, por exemplo:

  • Monitorar a produtividade das equipes;
  • Entender o nível de absenteísmo (faltas ao trabalho) em um determinado período;
  • Mensurar o nível de satisfação dos colaboradores, etc.

Maior produtividade

Com certeza, a elevação da produtividade é um dos grandes benefícios da transformação digital no RH. Segundo um estudo realizado pela McKinsey & Company, a digitalização impulsiona a produtividade, fazendo com que o desempenho fique 3 vezes maior do que empresas que não utilizam ferramentas digitais.

E um dos processos mais impactados positivamente é a gestão de férias dos colaboradores. Por meio da transformação digital, a área de recursos humanos planeja, aprova e calcula as férias com rapidez e sem erros. Dessa forma, são reduzidas as chances de reclamações trabalhistas por não pagamento e concessão de férias a colaboradores.

Redução de erros

Por mais habilidoso e atento que seja um profissional de RH, uma hora ou outra um erro pode passar despercebido. Em especial nas tarefas burocráticas, que exigem muita concentração e cálculos, como a folha de pagamento. Por outro lado, são mínimas as chances de erros vindos da tecnologia.

Não importa a quantidade de cálculos e lançamentos, as ferramentas virtuais fazem o serviço em tempo real, com precisão e rapidez. Em pouco tempo, o RH terá a gestão da folha de pagamento organizada, respeitando prazos e as regras da legislação trabalhista.

Melhoria no DP

O departamento pessoal (DP) e o RH são áreas correlacionadas, ou seja, trabalham juntas. A eficiência de uma, melhora a eficiência da outra — o contrário também é verdade. Por isso, a transformação digital precisa alcançar os dois setores.

No caso do DP, as ferramentas digitais terão um efeito positivo na otimização das tarefas internas — que são bem burocráticas. Com a automação, a equipe investe seu tempo e habilidades em projetos mais estratégicos. Dessa forma, o DP avança na inovação em vez de ficar tolhido por processos ultrapassados.

Melhoria na experiência do colaborador

Quando a employee experience (experiência do colaborador) é positiva, os efeitos são observados na produtividade, engajamento e felicidade dos colaboradores. Para melhorar a experiência dos profissionais, o RH pode utilizar as ferramentas da transformação digital.

Como exemplo, podemos citar o software de gestão de benefícios. Com alguns cliques em um aplicativo móvel, os trabalhadores solicitam e utilizam benefícios oferecidos pela empresa. Além disso, os profissionais podem expressar seu nível de satisfação em relação aos benefícios por meio de pesquisas ágeis na interface do software.

Caso o RH perceba que as equipes desejam alguns benefícios específicos ou não estão satisfeitas com os oferecidos, basta modificar a cesta. Sendo assim, os profissionais se sentem respeitados, ouvidos e tendem a trabalhar com maior satisfação.

Principais desafios da transformação digital

Sim, a transformação digital no RH enfrenta desafios. Os mais frequentes são:

  • Necessidade constante de atualização — acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias. Além disso, estudar como essas ferramentas podem ser aplicadas nas demandas internas;
  • Resistência à inovação — inovar envolve mudar a maneira como realizamos os processos. Alguns gestores e profissionais não enxergam essa mudança com “bons olhos”. Por isso, tendem a resistir a implementação de novas tecnologias;
  • Falta de investimentos — em algumas organizações a digitalização não é vista como prioridade. Sendo assim, os recursos financeiros voltados para a transformação digital são escassos — se é que existem.

Com ou sem desafios, uma coisa é certa: implementar a transformação digital no RH é uma questão de sobrevivência. Estamos em uma fase de disrupção. Isso significa que esse é o momento de se adequar às mudanças tecnológicas. Afinal, não há dúvidas de que abraçar a digitalização é uma estratégia inteligente e necessária. 

Sobre a Convenia

A Convenia é uma HR Tech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos das empresas. Nasceu há alguns anos, com o objetivo de trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática.

Desde então, trabalha fortemente para que os produtos evoluam com os clientes, pois compreendem que, diminuindo o tempo gasto com rotinas operacionais, as empresas têm mais tempo para as pessoas.

Atualmente as soluções abrangem admissão digital, férias e departamento pessoal, onde você pode gerir todo seu time em um sistema em nuvem.

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.