Calibragem na avaliação de desempenho: o que é, importância e como fazer

Avatar photo Rebeca Rohr | 21 de setembro de 2022

A calibragem surgiu para tornar o processo de avaliação de desempenho mais assertivo e evitar que diferentes critérios ou vieses cognitivos interfiram nos resultados.

Até porque esses erros não podem acontecer, uma vez que essa avaliação deve refletir a realidade ao analisar entregas e competências de cada colaborador para facilitar o reconhecimento de talentos e a identificação de GAPs. 

Além disso, é a avaliação de desempenho que fundamenta o PDI e decisões como promoções, desligamentos, bonificações e até a implementação de planos de ação e treinamentos. 

Por esse motivo, no artigo de hoje você entenderá como realizar o processo de calibragem para garantir uma gestão de desempenho eficiente. Boa leitura!

Neste conteúdo você encontra:

  • O que é calibragem? 
  • A importância da calibragem na avaliação de desempenho
  • Os desafios da calibragem na avaliação de desempenho 
  • Como fazer a calibragem? 

O que é calibragem? 

Calibragem ou calibração é uma das etapas indispensáveis da avaliação de desempenho que acontece após a finalização da apuração dos resultados. 

Isso porque é possível que esses resultados não reflitam fielmente a realidade, já que alguns gestores podem “pesar a mão” ou ser mais “bonzinhos” na condução do processo devido a critérios diferentes e vieses cognitivos. 

Assim, a calibragem é responsável por estabelecer um padrão de medida e contornar possíveis desvios que podem favorecer ou prejudicar as pessoas e impactar nas decisões do RH e performance da empresa. 

Em geral, a calibragem ocorre por meio de um comitê ou fórum composto por: avaliadores e gestores dos avaliadores, que contribuem para a discussão com uma visão abrangente; e um representante da área de RH, que possui conhecimento aprofundado sobre as áreas e valores do negócio. Tudo isso para garantir maior assertividade na análise. 

competências

A importância da calibragem na avaliação de desempenho 

Para entender melhor sobre a importância da calibragem, vamos analisar alguns exemplos: 

Situação 1: 

Marcelo é gestor da área de Marketing e identificou algumas lacunas nas entregas da Amanda. Mas por ela ser uma menina muito doce, ele ficou com pena de avaliar seu desempenho da forma correta e acabou deixando passar. 

Quais são as possíveis consequências de Marcelo ter sido “bonzinho”? 

  • Bonificação ou promoção injusta para Amanda; 
  • Sentimento de favoritismo que causa insatisfação em outras pessoas do time; 
  • Perda no desenvolvimento de Amanda pelo não apontamento das melhorias em sua performance e, consequentemente, prejuízo ao alcance de metas e objetivos do negócio. 

Situação 2: 

Rodrigo é gestor da área Comercial. Desde que entrou na empresa, não se deu bem com Lucas pelo fato dos dois terem personalidades muito diferentes. Apesar de Lucas ter um ótimo desempenho, Rodrigo acabou “pesando a mão” em alguns pontos na sua avaliação. 

Nesse caso, quais são as possíveis consequências? 

  • Sentimento de frustração por parte de Lucas; 
  • Falta de reconhecimento pelos bons resultados de Lucas; 
  • Conflitos internos entre Lucas e Rodrigo; 
  • Queda na motivação e engajamento de Lucas e, como resultado, prejuízo à sua performance e suas entregas; 
  • Perda de um talento pela empresa. 

Podemos observar que nesses dois exemplos haveria prejuízo tanto para a organização quanto para os colaboradores. 

Afinal, além de criar um sentimento de injustiça e desconforto interno, o resultado enviesado da avaliação de desempenho pode prejudicar a performance dos times e da empresa como um todo, influenciar decisões equivocadas por parte do RH e impulsionar até mesmo a saída de grandes talentos. 

Os desafios da calibragem na avaliação de desempenho 

Uma das dificuldades das organizações é fazer com que a calibragem seja mais eficiente, por isso é importante promover treinamentos com todos os gestores para abordar os maiores desafios dentro desse processo para torná-lo mais assertivo, são eles: 

Entender o objetivo da avaliação 

Antes de mais nada, a liderança precisa ter consciência de que a avaliação de desempenho não é uma forma de punir o seu liderado, mas sim de desenvolvê-lo e estimular o seu crescimento em conjunto com a organização. 

Padronizar os critérios 

Os mesmos padrões e critérios devem ser utilizados para avaliar todos os membros do time para que seja aplicado o mesmo peso e medida para cada um. 

Retirar todos os tipos de vieses cognitivos 

Os vieses cognitivos são armadilhas irracionais do cérebro que podem afetar nossas interpretações, julgamentos e decisões. Por isso, é importante conhecer seus tipos para saber identificá-los e eliminá-los, alguns deles são: 

  • Viés de confirmação: pensamento seletivo que confirma as crenças e preconceitos e ignora tudo que os contrarie; 
  • Viés de recência: apego a fatos recentes e imediatos em detrimento de acontecimentos antigos; 
  • Viés de atribuição: tentar atribuir o motivo de qualquer erro à falta de competência de alguém; 
  • Efeito halo: definir uma pessoa com base em apenas uma característica (estereótipo). 

Ter transparência 

A avaliação deve ser feita de maneira justa, transparente e objetiva e se basear em dados, fatos e exemplos. Para isso, é importante que os gestores anotem todos os acontecimentos e comportamentos que cada pessoa teve no período avaliado para evitar o risco de esquecimentos. 

Da mesma forma, os feedbacks contínuos podem ajudar nessa transparência, uma vez que o líder pode elogiar ou corrigir o colaborador no momento do ocorrido e ele não é surpreendido no momento da avaliação. 

Como fazer a calibragem? 

Para tornar o processo de calibragem mais ágil, a Mereo possibilita a sua realização dentro da própria plataforma. Após a finalização da apuração dos resultados da avaliação de desempenho, os colaboradores são posicionados automaticamente em um quadrante dentro da Matriz 9 Box de acordo com suas metas e competências. 

(imagem matriz 9 Box) 

Em seguida, todos os gestores e representantes de RH que fazem parte do comitê de calibragem podem acessar essa matriz e movimentar cada pessoa de um quadrante para o outro. 

Ao fazer as movimentações, há a opção de inserir uma justificativa para cada mudança. Dessa maneira, fica mais fácil ter uma visualização completa e abrangente para tornar o processo de calibragem mais prático e objetivo. 

Você pode transformar o seu RH com uma gestão de desempenho estratégica com a Mereo, fale conosco agora e conheça as nossas soluções!

competências

Conclusão 

Em suma, a calibragem é um dos passos essenciais em uma avaliação de desempenho que preza por ser justa e assertiva. A partir dela, é possível garantir que talentos serão reconhecidos e que pontos de melhoria serão identificados para alcançar o maior potencial dos colaboradores e, como resultado, da empresa. 

Quer saber mais sobre gestão de desempenho? Então confira o nosso ebook completo sobre como implementar a Matriz 9 Box para avaliar seus talentos! 

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.