fit-cultural

3 de novembro de 2020

Fit Cultural: o que é, 5 benefícios e como fazer o teste na prática

O fit cultural analisa os valores, objetivos e ideais das pessoas, além de alinhá-los com a cultura da empresa. Neste contexto, o perfil profissional deve ser parecido com a visão, missão e valores da companhia, para que o relacionamento entre líderes e liderados seja harmônico.

Utilizar o fit cultural na análise de um candidato faz muita diferença na contratação. Isto porquê direciona o olhar dos recrutadores para identificar as características certas dos profissionais, além de prevenir contratações incorretas.

Se caso você ainda tem dificuldades em entender melhor sobre o que é fit cultural, seus benefícios e como fazê-lo na prática (para não errar mais no teste da sua empresa), você está no lugar certo. Então, boa leitura!

O que é Fit Cultural

O Fit Cultural pode ser traduzido como “ajuste”. Contudo, o conceito de fit cultural é definido por ser um teste que identifica o conjunto de características que os candidatos (ou colaboradores) possuem e que estão ligados à cultura organizacional. Ou seja, alinha e adapta as atitudes, as soft skills e até a personalidade pessoal aos disseminados pela empresa.

Desta forma, é possível ter uma maior sinergia com os profissionais. Além de resultar no alto potencial de crescimento dentro da empresa e maior motivação para alcançar as metas. Outro ponto é a afinidade com todos os colaboradores, incluindo na melhoria do clima organizacional.

Portanto o fit cultural auxilia a ter uma visão mais focada na gestão estratégica de pessoas. E isto resulta em colaboradores mais integrados ao ambiente organizacional e maior retenção de talentos também.

5 benefícios de avaliar o Fit Cultural

Ter uma equipe com valores parecidos com os da empresa pode trazer diversas vantagens estratégicas para os negócios. Confira abaixo os 5 benefícios para aplicar este teste na sua empresa!

1.     Precisão nas admissões

Avaliar corretamente o fit cultural eleva as possibilidades de contratação da pessoa certa para preencher a vaga. Pois, vai além dos requisitos técnicos do currículo. Já que analisa a capacidade de adaptação aos processos, se a pessoa possui Learning Agility e ainda favorece no clima positivo entre as equipes.

2.     Alto desempenho e produtividade

Colaboradores que se identificam com a cultura da companhia se dedicam mais e sentem orgulho por fazer parte do time. Com isto, se sentem mais motivados para realizar as tarefas, afinal o crescimento é mútuo.

Logo, a produtividade e o desempenho são maiores, já que entregam resultados acima do esperado.  Inclusive há maiores chances de realizar o plano de sucessão para promover os talentos que se destacam.

3.     Retenção dos talentos

A conexão dos funcionários com a empresa é fundamental. Por isto a participação do profissional de gestão de pessoas deve ser presente durante o teste de fit cultural. Além de identificar o nível de satisfação dos profissionais. Contudo, reter talentos é uma tarefa contínua, então para obter resultados positivos, mantenha sua equipe engajada.

4.     Maior envolvimento dos colaboradores

Características como engajamento, entusiasmo, pertencimento e comprometimento precisam estar presentes nos funcionários. Pois, esta sintonia é o que envolve os colaboradores em suas atividades para alcançar o sucesso.

5.     Aumento da conexão entre equipes

Equipes que trabalham juntas tentem a alinhar seus esforços em busca dos mesmos objetivos. Ter valores semelhantes auxilia tanto na coesão quanto nesta conexão entre os colaboradores. Então, utilizar a estratégia do fit cultural aumenta as chances de os trabalhos em equipes serem mais harmônicos.

Como fazer o Fit Cultural na prática

Para colocar em prática este processo, é necessário realizar um passo a passo para que tudo ocorra como o esperado. Portanto, ter em mente a compreensão da cultura e da visão organizacional é fundamental. Saiba agora todas as etapas!

Identifique os principais atributos do seu negócio

Analise e caracterize os atributos da empresa, como: senso de liderança, tomada de decisões ágil, comunicação interna clara, abertura para inovações, além da busca por aprendizado e desenvolvimento. Todos os atributos devem conter no seu negócio e também nos candidatos.

Defina os valores que sua empresa pretende alcançar

O que sua empresa quer atingir? Quais características devem ser desenvolvidas? A partir disto, utilize os atributos do seu negócio para pesquisar sobre estes valores presentes na cultura interna.

Faça o mapeamento e identifique as lacunas

Nesta etapa é possível ter novos insights a respeito das atitudes e comportamentos que podem ter ficado de fora ou foram incompreendidos. Bem como, após entender melhor sobre a cultura organizacional é necessário comparar com as ações anteriores e ver as possíveis atitudes de melhorias.

Documente a cultura

Criar uma espécie de código de cultura pode te ajudar, como profissional de RH, a guiar o fit cultural durante o recrutamento e seleção. Com este manual, é possível ter uma visão mais clara e acessível sobre todas as informações.

Reforce os valores internos

Para que o planejamento se torne realidade, é crucial reforçar os valores internos dentro da organização. Ter apoio dos líderes como promotores da cultura auxilia na implementação e, consequentemente, influencia os demais colaboradores.

Recrutamento pelo fit cultural

Por fim, é necessário trabalhar todas as características deste processo para atrair e recrutar talentos. Então, utilize algumas estratégias de recrutamento e seleção para garantir maior aderência com os candidatos.

Exemplos disto são: mostrar a identidade da marca empregadora, depoimentos dos colaboradores, informar as soft skills requisitadas para as vagas, além de testes comportamentais.

Conclusão

Enfim, esperamos que você tenha compreendido sobre o conceito de fit cultural e como aplicar todas estas estratégias na sua empresa. Bem como, os benefícios de utilizar este teste na sua seleção de talentos.

Juntamente a isto, faça avaliações para entender melhor sobre a cultura da sua empresa e aplique estas estratégias para contratar as pessoas certas. Com isto, sua equipe estará muito mais focada e trará resultados cada vez mais positivos para o seu negócio.

Em conclusão, gostaríamos de recomendar nosso e-book sobre As 10 competências do futuro mais avaliadas pelas empresas. Com este material você terá as principais competências técnicas e comportamentais para o futuro e conseguirá obter insights valiosos para a sua organização. Baixe agora!

Gostou desse artigo? Compartilhe.