Gestão de performance: o que é e como fazer na sua empresa?

Avatar photo Rebeca Rohr | 19 de outubro de 2023

Não existe crescimento sustentável sem uma gestão de performance eficaz.

gestão de performance

Muitas empresas são competentes em definir metas ambiciosas, mas negligenciam o acompanhamento do processo para atingi-las. Isto é, não monitoram o progresso, nem mesmo desenvolvem seus colaboradores em direção ao alcance dessas metas.

O problema é que a gestão de performance tem um papel primordial na potencialização dos resultados do negócio e na manutenção do seu crescimento.

Pensando nisso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber para implementar uma gestão de performance na sua empresa com foco nos melhores resultados.

Neste conteúdo você encontra:

  • O que é gestão de performance?
  • Impactos da gestão de performance nas empresas
  • Como fazer gestão de performance
  • Software para gestão de performance

O que é gestão de performance?

Antigamente, a gestão de performance era atribuída unicamente à aplicação de uma avaliação, mas com as mudanças no mercado, ela passou a ter uma perspectiva muito mais dinâmica e holística.

Ela não se limita mais a avaliações pontuais sobre os resultados dos colaboradores. Atualmente, abrange um conjunto de práticas contínuas que têm como objetivo melhorar a performance individual e coletiva.

Entre essas práticas podemos citar, por exemplo, a definição de metas claras alinhadas aos objetivos estratégicos, o monitoramento constante do progresso dessas metas, o fornecimento de feedback contínuo e o desenvolvimento das competências dos colaboradores.

A gestão de performance observa os resultados do desempenho do colaborador, que acompanha não só o processo de alcance das metas, como também identifica as competências que os colaboradores possuem e desenvolvem para alcançá-las.

metas

Impactos da gestão de performance nas empresas

O impacto da gestão de performance nas empresas é transformador, já que tem o potencial de evitar diversos problemas que podem gerar graves consequências, como desalinhamento estratégico, baixa produtividade, estagnação nos resultados e até queda da motivação.

Por outro lado, quando a gestão de performance é realizada de maneira adequada, pode oferecer inúmeros benefícios para a organização, como veremos a seguir:

Alinhamento estratégico

A gestão de performance promove o alinhamento das metas dos colaboradores com os objetivos estratégicos da empresa.

Isso promove uma visão compartilhada e garante que todos os esforços estejam na mesma direção, o que contribui para a coesão e o sucesso do negócio.

Alta produtividade

Ao definir metas claras e acompanhar o progresso, a gestão de performance motiva os colaboradores a se tornarem mais produtivos.

Afinal, entendem como seu trabalho contribui para o sucesso da empresa e são incentivados a atingir e superar suas metas.

Desenvolvimento

A avaliação de competências permite que as organizações identifiquem lacunas de competências e forneçam treinamento assertivo.

Assim, não só a organização é beneficiada com profissionais cada vez mais capacitados e prontos para lidar com novos desafios, como também o próprio colaborador que adquire novas habilidades e cresce profissionalmente.

Melhoria contínua

A gestão de performance promove uma cultura de melhoria contínua e evita a estagnação.

Isso porque estimula as pessoas a buscarem constantemente níveis mais altos de desempenho e eficiência.

Tomada de decisões assertivas

Da mesma forma, fornece dados para embasar decisões estratégias, como por exemplo, definir um plano de ação assertivo quando ocorre um desvio no caminho para alcançar uma meta.

Mas não só isso, também embasa decisões de promoções e reconhecimento, o que minimiza vieses e garante escolhas mais justas e assertivas.

Engajamento

Com a gestão de performance, os colaboradores se sentem valorizados e reconhecidos pelo papel que exercem no alcance dos resultados da empresa.

Esse sentimento aumenta o engajamento e fortalece o laço das pessoas com a organização, fazendo com que trabalhem mais motivadas e comprometidas.

Como fazer gestão de performance?

A gestão de performance envolve vários processos que permitem avaliar, desenvolver e motivar a equipe, como veremos abaixo.

1.   Defina metas e KPIs

Em primeiro lugar, é importante definir metas alinhadas aos objetivos estratégicos da organização. Lembre-se que é essencial que elas sejam SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais).

Além disso, estabeleça também os KPIs (Key Performance Indicator), ou seja, os indicadores que serão utilizados para medir o sucesso ou fracasso das metas.

2.   Acompanhe o progresso das metas

O acompanhamento de metas significa monitorar regularmente o progresso em direção às KPIs estabelecidas.

Quando desvios ou atrasos são identificados, aja rapidamente para evitar que o alcance da meta seja prejudicado. Isso inclui:

  • Identificar as causas dos desvios;
  • Desenvolver planos de ação para corrigir os problemas;
  • Definir prazos para a execução dos planos de ação;
  • Acompanhar continuamente a eficácia das ações.

É importante que as pessoas entendam as expectativas da empresa e saibam como ajustar seu desempenho quando necessário.

3.   Aplique a avaliação de competências

A avaliação de competências é essencial na gestão de performance, já que é ela que identifica, por exemplo, se alguma meta não está sendo alcançada devido a lacunas de competências na equipe.

Portanto, crie um processo de gestão de competências com os seguintes passos:

  • Mapeamento das competências importantes para a empresa e para o mercado;
  • Escolha do modelo, formato e periodicidade da avaliação;
  • Comunicação para os colaboradores sobre o processo com orientações para a avaliação;
  • Aplicação dos formulários de avaliação para os avaliadores;
  • Calibragem dos resultados da avaliação;
  • Feedback da avaliação para cada colaborador;
  • Envio dos resultados da avaliação;
  • Elaboração do Plano de desenvolvimento individual (PDI) com base nas lacunas de competências identificadas;
  • Acompanhamento da evolução do PDI.

Quer saber mais sobre como conduzir a avaliação de competências? Baixe agora o nosso Kit de Competências com pesquisa de mercado, análise de processos e muito mais!

4.   Dê feedbacks contínuos

feedbacks de forma contínua para os colaboradores, seja em relação às suas entregas e resultados ou às suas habilidades e comportamentos.

É válido ressaltar que você deve fornecer feedbacks tanto positivos para reconhecer realizações, como também feedbacks construtivos para identificar pontos de melhoria.

Essa comunicação transparente ajuda a manter as pessoas no caminho certo, a corrigir problemas rapidamente e a fortalecer o desenvolvimento.

5.   Crie programa de reconhecimento e recompensa

Reconhecer e recompensar os colaboradores por seus esforços faz com que se sintam importantes e valorizados, o que estimula o engajamento.

Ferramentas de reconhecimento são uma ótima solução para que o ato de reconhecer e elogiar esteja presente no dia a dia da empresa.

Além disso, você pode recompensar as ótimas entregas por meio de premiações, bônus ou promoções.

Tudo isso cria um ambiente positivo e motivador em que as pessoas se sentem parte dos resultados do negócio.

Software para gestão de performance

Se você chegou até aqui, é provável que esteja pensando no “trabalhão” que você terá para implementar todas essas etapas da gestão de performance.

Mas calma, nós temos a solução para você! A nossa plataforma Mereo otimiza todo processo de gestão centralizando informações em um único lugar e oferecendo segurança de dados.

O nosso módulo de Metas permite que você defina e acompanhe as metas da sua equipe, analisando desvios e propondo planos de ação. Nele você encontra:

  • Desdobramentos de metas: desdobre metas de acordo com a hierarquia organizacional e os objetivos estratégicos.
  • Compartilhamento de metas: alimente os resultados de todos os membros da equipe de forma unificada e automática.
  • Árvore de performance: tenha uma visão macro completa e acompanhe metas por níveis hierárquicos, comparando a performance dos times.
  • Analytics de evolução: acompanhe os resultados por gráficos e analise a evolução do desempenho.
  • Planos de ação: planeje as ações e alinhe soluções para atingir os resultados esperados.

Já o módulo de Competências oferece avaliações customizáveis e automação de processos manuais, contando com as funcionalidades:

  • Avaliações personalizadas: configure o ciclo, crie avaliações de desempenho customizadas 90º a 360º e avalie e compare múltiplas avaliações.
  • Calibragem: revise e ajuste as pontuações atribuídas a cada colaborador e estabeleça a nota consenso.
  • Matriz 9box: visualize a posição dos colaboradores na matriz 9box de acordo com os eixos de metas e competências.
  • Feedback: forneça feedback embasado e transparente da avaliação de competências.
  • Workflow de PDI: acompanhe o progresso do PDI do seu time em um único lugar. 
  • Painel de resultados: acesse os resultados detalhados de cada ciclo de avaliação e exporte os dados para o arquivo que desejar.

Quer implementar uma solução completa e ágil de gestão na sua empresa? Agende agora mesmo a sua demonstração grátis da plataforma!

metas

Conclusão

A gestão de performance é essencial para manter a sua organização competitiva, inovadora e pronta para enfrentar os desafios do mercado. Com ela, sua empresa estará pronta para promover um ambiente produtivo, construir times de alta performance e impulsionar o crescimento e sucesso duradouro.

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.