Mundo VUCA: como lidar e se adaptar às mudanças

Avatar photo Rebeca Rohr | 23 de março de 2023

Você já ouviu falar em VUCA? Esse termo descreve as mudanças que acontecem na sociedade e seus momentos de instabilidade, mas seu conceito vai muito além disso.

mundo VUCA

Entender o que é mundo VUCA e quais são suas características é essencial para que as empresas possam desenvolver melhores práticas diante de um contexto cada vez mais incerto.

Afinal, as organizações precisam estar preparadas para acompanhar as tendências e inovações tecnológicas e garantir respostas ágeis à complexidade e volatilidade do mercado.

Mas acompanhar essas transformações cada vez mais aceleradas pode ser uma tarefa difícil, por isso neste artigo separamos tudo que você precisa saber sobre o mundo VUCA para garantir o sucesso do seu negócio!

Neste conteúdo você encontra:

  • O que é o mundo VUCA?
  • Características do mundo VUCA
  • 4 dicas para fortalecer a sua gestão no ambiente VUCA

O que é o mundo VUCA?

VUCA é a sigla para os termos em inglês Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity. Traduzida para o português, a sigla seria VICA: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

O conceito de VUCA foi apresentado pela primeira vez pelo United States Army War College para descrever as condições resultantes do fim da Guerra Fria, na década de 90, e elaborar planos para lidar com a nova realidade.

Entretanto, diversos acontecimentos como a crise financeira de 2008 e 2009 e o atentado de 11 de setembro fizeram com que esse cenário passasse a afetar não apenas os militares, mas também o mercado, e logo se tornou uma preocupação para as empresas.

Essa realidade foi nomeada pelo renomado sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman como “modernidade líquida”, conceito que descreve como tudo passou a ser mutável e sofrer constantes alterações rapidamente.

Sem dúvidas, em um primeiro isso causa medo. Até porque um mercado volátil, incerto, complexo e ambíguo não é bem o melhor cenário para os negócios. Mas queira você ou não, esse é o momento atual, e por esse motivo é fundamental aprender a lidar com ele.

estratégia

Características do mundo VUCA

Saiba quais são as características e dimensões do mundo VUCA e as novas competências de líderes e colaboradores exigidas nas organizações em relação a esse contexto.

Volatilidade (Volatility)

A característica da volatilidade se refere à velocidade, ou seja, à rápida mudança que acontece no mundo.

É bem provável que você já tenha se surpreendido ao perceber como o tempo voa e as coisas se atualizam rapidamente, certo? O conceito de volatilidade está ligado diretamente a esse efeito que observamos em nosso dia a dia.

Tudo muda em uma velocidade acelerada e nem sempre somos capazes de nos atualizarmos com a mesma rapidez em relação a todas essas tendências e informações que surgem a todo momento. Por exemplo, as transformações digitais e os novos modelos de trabalho que ganharam mais espaço principalmente a partir da pandemia.

Nesse sentido, definir um propósito é importante para que as empresas saibam em que direção seguir sem se perderem em meio a tantas novidades. O propósito organizacional é atemporal e garante alinhamento quando há a necessidade de adaptar a sua estratégia de gestão, por exemplo.

Incerteza (Uncertainty)

Justamente pela aceleração das mudanças, a segunda característica do VUCA é a incerteza em relação ao que acontecerá.

Mesmo que hoje já haja uma capacidade preditiva com o acesso facilitado a dados para analisar tendências, não dá para afirmar com certeza sobre o que pode acontecer no futuro e como as coisas estarão daqui a um tempo.

Inclusive, acabamos de viver essa situação com a pandemia que potencializou, principalmente, a crise econômica no país. De repente, as empresas se depararam com um cenário caótico em que tiveram que se adaptar não só financeiramente como também em relação à sua modalidade de trabalho.

Isso mostra que, na maioria das vezes, o que aconteceu no passado não pode servir de parâmetro para o que deve ser feito agora. Tenha uma visão analítica e de longo prazo para identificar estratégias que direcionem a tomada de decisões com assertividade.

Complexidade (Complexity)

A volatilidade e a incerteza levam à complexidade, o que torna mais difícil encontrar soluções e fazer escolhas, tanto no que diz respeito ao fluxo da empresa, quanto aos seus produtos e serviços.

Por exemplo, há cada vez mais multidisciplinariedade entre os setores da empresa. Pela complexidade na realização dos trabalhos, é necessário investir em agilidade e ter disposição para aprender rapidamente.

Outro exemplo é o dilema de desenvolver novos produtos, ferramentas e softwares, já que a experiência do usuário afeta o desenvolvimento de todo o projeto.

Ambiguidade (Ambiguity)

Todas essas características anteriores se completam e acabam causando a ambiguidade. Uma vez que tudo está em constante mudança e sempre existe mais de uma interpretação, é complicado definir as respostas corretas e erradas sobre algo.

As empresas devem ter uma comunicação clara e transparente para lidar com essa ambiguidade e definir o melhor caminho a seguir. Deve haver alinhamento para que não haja mudanças frequentes de posição ou decisões inconsistentes.

4 dicas para fortalecer a sua gestão no mundo VUCA

Confira 4 dicas para preparar a sua empresa para sair na frente e ter sucesso no mundo VUCA.

1. Aposte na liderança como protagonista

A liderança é a principal protagonista no contexto VUCA. É ela quem faz a leitura dos ambientes internos e externos e entende onde e como atuar para conduzir seu time na melhor direção. Os líderes devem estar sempre atentos às informações disponíveis para agir de forma rápida e precisa.

Isso significa considerar, mais do que nunca, tudo o que é possível acontecer no mercado. Ou seja, as lideranças precisam adquirir a capacidade de enxergar todas as possibilidades, coletar e processar diferentes informações para desenvolver planos assertivos e comunicá-los com clareza.

2. Faça uma gestão estratégica

Gerir estrategicamente significa formular, implementar e avaliar estratégias de longo prazo para atingir os objetivos organizacionais.

A gestão estratégica é essencial para que a empresa esteja sempre alinhada com seu propósito e para que tenha uma visão clara de seu posicionamento, bem como dos desafios e oportunidades que surgem ao longo do caminho.

É ela que ajuda tomar decisões mais assertivas, maximizar resultados e minimizar os riscos, principalmente diante de um cenário de incertezas.

Uma gestão estruturada para desafios com um sistema integrado pode fazer a diferença no mundo VUCA, já que possibilita, por exemplo:

  • O aumento da confiança entre as unidades da empresa e entre os colaboradores e seus líderes;
  • A promoção de um ambiente seguro de aprendizado com acompanhamento individual de talentos e elevados padrões de desempenho;
  • Equipes completas e diversas com características multidisciplinares que experimentam, são abertas e responsivas às mudanças e que têm capacidade para lidar com os diferentes estímulos do ambiente interno e externo;
  • Percepção aguçada quanto às mudanças do mercado e de preferências dos consumidores;
  • Capacidade de se adaptar, reorganizar e seguir crescendo e prosperando mesmo em tempos de crise.

Portanto, uma gestão que tenha como foco a integração dos times e dos processos, o constante acompanhamento e revisão da performance e o desenvolvimento de colaboradores e líderes configuram a linha de frente para encarar o contexto vivido atualmente.

3. Tenha People Analytics

O People Analytics, ou a análise de pessoas, ajuda a basear em dados as ações da empresa em relação aos colaboradores. Com isso, é possível medir a performance dos talentos e entender as competências que o mundo VUCA requer que eles ainda precisam desenvolver, como adaptabilidade e flexibilidade.

Nesse sentido, o uso da tecnologia é indispensável, já que possibilita processar um grande volume de dados de forma ágil para identificar rapidamente as lacunas que realmente precisam ser preenchidas de cada colaborador e evitar desperdício de tempo e esforço.

4. Opte por um sistema integrado de gestão

Toda empresa que quer sair na frente no mundo VUCA precisa de um sistema de gestão. Até porque, com um mercado cada vez mais competitivo, é preciso ganhar mais rapidez e precisão.

Além de possibilitar uma gestão integrada, um software de gestão automatiza operações manuais e diminui a burocracia dos procedimentos, possibilitando que a liderança e o RH se tornem mais estratégicos e ganhem mais agilidade e assertividade na tomada de decisões.

Com uma ferramenta de gestão, a sua organização pode:

  • Acompanhar indicadores de desempenho;
  • Acompanhar indicadores de clima e engajamento;
  • Reconhecer e recompensar o bom desempenho;
  • Criar planejamento e mapa estratégico;
  • Gerenciar treinamentos e acompanhar a evolução do time;
  • Analisar talentos e estruturar organograma de sucessão.

Na nossa plataforma da Mereo você encontra tudo isso e muito mais para simplificar os seus processos e garantir respostas rápidas e efetivas no mundo VUCA. Fale com um dos nossos especialistas e saiba mais!

Estratégia

Conclusão

Em suma, o paradigma do mundo VUCA representa um grande desafio para as empresas que almejam o sucesso a longo prazo. Mas com as estratégias e ferramentas certas, é possível se preparar para lidar com qualquer situação e continuar crescendo e prosperando mesmo diante de um cenário de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.