Como criar uma cultura de feedback efetiva na empresa

Avatar photo Rebeca Rohr | 3 de maio de 2022

Com o mercado cada vez mais competitivo, investir em ações que desenvolvam os colaboradores, baseadas em ciclos de avaliações de desempenho e em ter uma cultura de feedback, se tornou prática frequente nas organizações. 

pessoas conversando sobre a cultura de feedback na empresa

Priorizar ter um diálogo aberto e transparente na empresa é garantir que os colaboradores se sintam motivados e entendam a real importância da cultura de feedback no crescimento da organização.  

Assim, a cultura de feedback se torna tão importante na evolução, engajamento e performance de cada membro da equipe.  

Como veremos no decorrer deste conteúdo, a cultura de feedback é uma prática essencial dentro do universo de gestão de pessoas, identificando pontos de melhorias e acertos, para então, melhorá-los.  

Se você está querendo aplicar essa cultura na sua empresa e não sabe como implementar, podemos te ajudar! Continue a leitura. 

O que é a cultura de feedback? 

Cultura de feedback nada mais é do que uma prática utilizada para priorizar o diálogo com os colaboradores visando melhorar seu desempenho, engajamento e desenvolvimento de suas metas na empresa. 

Ajudando a criar um ambiente de trabalho mais saudável, os colaboradores acabam tendo maior liberdade de apresentar à empresa sua opinião sobre sua atuação e desempenho no trabalho através dos feedbacks construtivos.  

Com isso, constituem ações mais efetivas de engajamento com a equipe, já que é possível ter informações úteis que contribuem para que o funcionário compreenda a importância do seu trabalho na empresa.  

Por que incorporar a cultura na sua empresa? 

Tem sido cada vez mais importante ter equipes engajadas e motivadas, por isso, tem uma cultura de feedback se torna uma das ações mais eficientes.  

As pessoas precisam entender melhor sobre o quão importante o feedback também é para desenvolver novas competências, sejam elas comportamentais ou técnicas. 

Por isso, separamos algumas vantagens de ter essa cultura:  

Equipes mais colaborativas 

Como falamos anteriormente, a cultura de feedback cria um ambiente mais colaborativo, uma vez que, tendo confiança no seu próprio trabalho e retorno frequente da liderança direta, a equipe se sente mais confiante e produtiva.  

Mas é importante lembrar que os gestores têm papel fundamental nesse processo, tanto em implementar a cultura de feedback, quanto de tornar a equipe mais produtiva.  

Comunicação transparente 

Desentendimentos, fofocas ou conversas distorcidas podem causar grandes problemas. Assim, o feedback contínuo estimula a comunicação entre setores e colaboradores.  

Permitindo criar também, um ambiente com espaço aberto para conversa, opinião e sugestão, evitando possíveis perseguições ou mesmo que a pessoa se sinta excluído.  

Quanto mais ações para minimizar conflitos e ativar a comunicação melhor. 

Evolução dos colaboradores 

O feedback muitas vezes é visto como algo negativo, mas não é bem assim. Feito de maneira correta, pode trazer resultados positivos tanto para quem está dando e quem está recebendo o feedback.  

Já que até mesmo as críticas negativas devem ser absorvidas de maneira a estimular o colaborador a se desenvolver e aperfeiçoar.  

É preciso entender que o feedback serve como apoio tanto para orientação, quanto aperfeiçoamento profissional.  

Como implantar uma  cultura de feedback na empresa? 

Criar uma cultura de feedback e incorporá-la à cultura organizacional pode parecer simples, mas não é.  

É preciso pensar em todo o processo de implantação, visto que, alguns profissionais poderão se sentir incomodados no início ou mesmo não entender a real importância da prática.  

Confira as principais dicas a seguir sobre como implementar uma cultura de feedback sólida na organização: 

Prepare as lideranças  

Nada mais importante ao pensar em cultura de feedback do que pensar no desenvolvimento das lideranças. Cuidado para que todos os gestores saibam como se portar e repassar feedback aos liderados. 

Além de treinamento, é preciso ter ferramentas que contribuam para a gestão da equipe. E é aí que surge a necessidade e importância de ter um sistema adequado para os líderes registrarem os feedbacks. 

Uma vez que, é possível utilizar o People Analytics para basear as ações de gerenciamento de pessoas e desenvolvimento profissional. Assim, o RH contribui para que as lideranças possam extrair o máximo dos liderados. 


Prepare os colaboradores 

Agora que as lideranças já estão treinadas, é hora de passar aos colaboradores a importância da cultura de feedback e prepará-los. Mostrando que é uma prática positiva que irá contribuir para seu desenvolvimento e melhor performance na empresa, e não algo negativo.  

Assim, entra a importância do RH estratégico em implementar a prática na cultura organizacional o mais breve possível. E o melhor momento para isso é no processo de Onboarding, implementado na entrada de novos colaboradores.  

Quando se torna uma prática, o feedback passará a ser algo natural não só entre liderança e liderados, mas entre colegas de trabalho.  


Tenha avaliação e feedback contínuos 

Como falamos anteriormente, garantir uma periodicidade para feedback é de grande relevância. Somente informar as metas não é suficiente.   

É preciso acompanhar de perto as atividades e evolução tanto da equipe quanto do colaborador de forma individual, tendo um processo de avaliação e feedback contínuo.  

Isso envolve o acompanhamento cotidiano da liderança para identificar possíveis mudanças ou orientações, além de estimular que os próprios colaboradores deem feedback entre si.  

Como dar feedback construtivos

Como vimos, para que a cultura de feedback seja efetiva, é necessário que ela ocorra de forma contínua, é não somente restrita às reuniões formais. Uma vez que, é uma prática de desenvolvimento que está relacionada ao cuidado entre empresa e funcionário, com respeito e empatia.  

Se considerados todos os pontos abordados no texto, a cultura de feedback será algo natural a ser aplicada em qualquer empresa.  

Enfim, a cultura de feedback tem grande importância no desenvolvimento, engajamento e performance da equipe. E pensando em análise de pessoas, que tal saber mais sobre feedback? Confira nosso ebook completo sobre Tudo que você precisa saber sobre Feedback!


Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.