Como criar uma cultura de feedback na empresa

Avatar photo Rebeca Rohr | 20 de julho de 2023

A cultura de feedback é indispensável em empresas que almejam o crescimento.

cultura de feedback

Afinal, o feedback é o grande impulsionador do desenvolvimento das pessoas e, com efeito, do desenvolvimento da empresa como um todo.

No entanto, muitas organizações ainda lutam para estabelecer uma cultura que efetivamente promova a troca construtiva e a melhoria contínua.

Por isso, neste artigo você entenderá o que realmente é cultura de feedback, qual é a sua importância para os resultados do negócio e como implementá-la com sucesso na sua empresa.

Neste conteúdo você encontra:

  • O que é cultura de feedback?
  • Qual a importância da cultura de feedback?
  • Como criar uma cultura de feedback
  • Ferramenta para implementar uma cultura de feedback

O que é cultura de feedback?

Antes de tudo, para entender o que realmente é cultura de feedback, vamos retomar o conceito de feedback.

O termo em inglês feedback significa realimentar, que é usado com o mesmo significado no mundo corporativo.

Em outras palavras, podemos explicar o feedback como o processo de dar retorno a alguém sobre um comportamento ou resultado.

Logo, a cultura de feedback é a prática de trocas abertas e contínuas de feedback entre as pessoas de uma empresa.

Ou seja, quando falamos sobre cultura de feedback, estamos nos referindo a um ambiente que valoriza e incentiva a troca de feedback de maneira constante.

Diferente de uma cultura tradicional na qual não existe feedback ou ele até é fornecido, mas apenas em momentos pontuais e espaçados, a cultura de feedback envolve a criação de um ambiente seguro, acolhedor e transparente no qual os colaboradores se sintam confortáveis para se expressar.

Aliás, vale ressaltar que isso vai além do retorno fornecido durante os ciclos de avaliação de desempenho. A cultura de feedback inclui essa prática em todas as interações e processos e entre todas as pessoas, independente de cargo ou área.

feedback

Qual a importância da cultura de feedback?

Para abordar a importância do feedback, podemos começar por uma análise do Mapa de Engajamento 2022-2023 da Mereo, em que “reconhecimento” e “aprendizado com os erros” apareceram entre os cinco principais fatores que mais influenciaram no engajamento de colaboradores no último ano.

A partir disso, podemos observar o impacto de uma cultura de feedback tanto para alertar e corrigir, quanto para elogiar e reconhecer, o que além de melhorar o desempenho, fortalece o engajamento.

Portanto, a cultura de feedback é fundamental, principalmente, porque fornece uma visão externa e construtiva para que os colaboradores identifiquem seus pontos fortes e áreas de melhoria.

Assim, têm mais clareza sobre as expectativas da empresa e sobre quais habilidades técnicas e comportamentais ainda precisa desenvolver para melhorar a sua performance.

Mas não só isso, implementar uma cultura de feedback proporciona muitos outros benefícios para a organização e para as pessoas, como veremos a seguir!

Desenvolvimento de talentos na cultura de feedback

Em primeiro lugar, ao fornecer feedbacks assertivos, as organizações podem identificar e desenvolver talentos, já que conseguem identificar áreas de alto potencial e orientar o crescimento profissional.

Melhoria do desempenho

O feedback ajuda os colaboradores a identificarem pontos de melhoria e a desenvolverem suas habilidades. Isso leva a um aprimoramento contínuo do desempenho individual e coletivo, impactando os resultados e a performance da empresa como um todo.

Aumento do engajamento

O feedback também é um meio para reconhecer as boas entregas e os esforços, o que aumenta o sentimento de valorização e pertencimento e fortalece o engajamento e a motivação das pessoas.

Transparência na comunicação

A comunicação aberta e transparente entre líderes e colaboradores é mais uma vantagem oferecida pela prática de feedback, uma vez que promove o diálogo e as trocas, facilitando a colaboração e até promovendo um bom clima organizacional.

Fortalecimento dos relacionamentos

Da mesma forma, um feedback eficaz pode melhorar os relacionamentos e a confiança dentro dos times. Até porque, com um canal aberto de comunicação, é possível abordar questões de forma construtiva e buscar soluções em conjunto.

Retenção de talentos

Por fim, a cultura de feedback aumenta a retenção de talentos porque mostra a preocupação com o desenvolvimento de seus colaboradores, que se sentem valorizados e têm vontade de permanecer trabalhando na empresa.

Como criar uma cultura de feedback?

A princípio, para implementar uma cultura de feedback sólida, é preciso seguir alguns passos principais para efetivamente gerar mudanças na maneira como as pessoas se relacionam, colaboram e se desenvolvem dentro da organização.

1. Defina objetivos e diretrizes

Acima de tudo, comece definindo os objetivos que a empresa pretende alcançar com a prática do feedback para que seja possível medir seu impacto.

Além disso, estabeleça diretrizes de como os feedbacks positivos e negativos devem ser fornecidos, como por exemplo, determinando um padrão de comunicação de honestidade e respeito. Também estipule formatos, canais e frequência para essas trocas.

2. Sensibilize a liderança

Uma das condições para ter sucesso na implementação da cultura de feedback é contar com o envolvimento da liderança.

Então para que isso aconteça, comunique com clareza a importância do feedback e o papel essencial que cada líder exerce para engajar os times nesse processo.

Afinal, a liderança deve dar o exemplo demostrando diariamente seu compromisso com a prática do feedback.

3. Ofereça treinamentos

Aplicar o feedback sem antes treinar as pessoas pode prejudicar toda estratégia e acabar surtindo um efeito totalmente contrário ao esperado.

Sem dúvidas, para que essa prática seja eficaz, é indispensável que todas as pessoas entendam os benefícios tanto para seu próprio desenvolvimento quanto para o crescimento da organização.

Mas não apenas isso, também é fundamental que elas sejam treinadas em como dar feedbacks e receber de maneira construtiva, trabalhando habilidades de comunicação, empatia, escuta ativa e resolução de conflitos.

4. Crie um ambiente empático

De fato, as pessoas precisam se sentir seguras para dar e receber feedbacks abertamente.

Logo, priorize a criação de um ambiente empático e transparente em que haja respeito e valorização das diferentes opiniões.

Desse modo, os colaboradores se sentirão confiantes e o feedback será visto como uma oportunidade de aprendizado e melhoria.

5. Estimule o feedback contínuo

O feedback não deve ser um evento isolado que acontece somente durante a avaliação de competências.

É importante que ele seja feito de maneira contínua para que informações e fatos importantes não se percam nesse grande espaço de tempo.

Inicialmente, a empresa pode estabelecer alguns rituais para as áreas como check-ins regulares, sessões de feedback em equipe ou feedback em tempo real.

Com o tempo, esse processo se tornará natural e a prática do feedback contínuo se tornará uma cultura que não necessariamente precisará de uma rotina determinada para acontecer.

6. Avalie e ajuste a cultura de feedback

Por fim, após seguir todos esses passos e implementar a cultura do feedback na sua empresa, é importante fazer o acompanhamento do processo.

Isso quer dizer olhar para a expectativa inicial e medir se tudo está acontecendo como o esperado. Avalie com frequência, entenda se algo precisa ser mudado e faça ajustes para garantir o sucesso da cultura de feedback.

Ferramenta para implementar uma cultura de feedback

Promover uma cultura de feedback pode não ser uma tarefa fácil, mas a sua empresa pode superar esse desafio com o auxílio de uma ferramenta que garanta um processo simplificado, centralizado e ágil.

E esse é o módulo Feedbacks da Mereo, desenvolvido para promover um canal de troca aberto, transparente e construtivo entre todos os membros do time.

No nosso módulo Feedbacks é possível enviar feedbacks positivos ou de melhoria a qualquer momento e para qualquer pessoa que são recebidos pelos canais internos de comunicação da empresa.

Dentro da plataforma, RH e liderança têm acesso a dados de evolução das trocas e comentários em tempo real.

Então não deixe que a ausência de uma cultura de feedback prejudique o potencial de crescimento da sua empresa. Promova a alta performance e tome decisões mais assertivas com a Mereo.

Agende uma demonstração grátis da nossa plataforma!

feedback

Conclusão

Em suma, criar uma cultura de feedback na sua empresa é mais do que apenas implementar fornecer feedback após a avaliação de competências. É um compromisso de longo prazo para promover uma troca aberta e construtiva, reconhecendo o valor do feedback contínuo para o desenvolvimento das pessoas e para o crescimento e sucesso organizacional.

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.