Tecnologia no RH: por que é tão importante adotar na empresa?

Avatar photo Rebeca Rohr | 17 de fevereiro de 2022

O uso da Tecnologia no RH tem crescido cada vez mais no universo dos negócios, sendo considerado essencial para os processos de gestão do RH estratégico, pois automatiza as tarefas burocráticas, torna mais ágil a tomada de decisões, gerencia o tempo e auxilia no alcance de metas.

tecnologia no RH

Para que os profissionais de RH possam atuar de forma estratégica, é indispensável utilizar a ferramentas e softwares como aliados. Afinal, com o uso da tecnologia no RH as ações são mais efetivas e se age com base em dados. O uso de recursos digitais apoia os gestores e todas as áreas de uma empresa.

Inclusive, a tecnologia da informação no setor de RH tem sido um dos assuntos mais discutidos nos últimos tempos, graças à transformação digital, que permitiu uma maior proximidade com os colaboradores e desenvolver também novas estratégias de gestão de pessoas.

Saiba agora os impactos que a tecnologia no RH traz nas organizações, os benefícios de se utilizar na sua rotina de trabalho e aprenda como aplicar a tecnologia no setor de RH da sua empresa!


O que é tecnologia no RH

Tecnologia no RH nada mais é do que as ferramentas utilizadas por profissionais de RH ou de gestão de pessoas durante a rotina de trabalho. No geral, essas ferramentas são usadas para proporcionar um ambiente interno melhor, seja para Employee Experience ou para uma Gestão Estratégica de Pessoas.

O foco da tecnologia do RH é otimizar o que era feito manualmente: automatizar tarefas operacionais, diminuir o tempo e os gastos desnecessários. Com isso, a tomada de decisões são feitas de forma mais certa e ágil, já que tudo vai ser feito com base em dados, podendo utilizar também o People Analytics.

Além disso, proporciona uma experiência melhor para os colaboradores e líderes. Já que o RH poderá criar ações que fortaleça o engajamento, o desempenho e o desenvolvimento de todos dentro da organização.

Existem vários softwares de RH que te ajudam a simplificar os processos internos. Alguns são mais completos, podendo armazenar informações e automatizar tarefas. E também existem ferramentas analíticas para tomar decisões de forma estratégica.


A evolução do uso da Tecnologia no RH

As tecnologias no RH têm evoluído por consequência de um mundo altamente globalizado e competitivo. Além disso, o uso de Big Data e Business Intelligence auxiliaram a reduzir drasticamente o volume de dados armazenados em espaços físicos.

Mas o que contribuiu eficientemente com essa evolução nos negócios foi a implementação do RH estratégico, já que os profissionais de gestão de pessoas utilizam da tecnologia para otimizar suas atividades no trabalho.

Os processos seletivos, por exemplo, tiveram inovações digitais que auxiliam os gestores a entender melhor sobre os candidatos, a identificar características que não sejam apenas técnicas, mas que também sejam comportamentais, visando encontrar talentos que tenham valores e princípios parecidos com a cultura organizacional.

O uso de softwares de gestão facilitou a organização da rotina de trabalho dos profissionais, trazendo menos acúmulo de tarefas burocráticas. Auxiliando nas pesquisas de clima, nas avaliações de desempenho, nas elaborações de estratégias, na atração e retenção de talentos, no plano de sucessão e em treinamentos para elevar o desenvolvimento dos colaboradores.


A importância de adotar a tecnologia no RH

Ferramentas digitais ajudam uma empresa a se tornar mais competitiva e, no setor de RH, elas são utilizadas para tornar a área mais estratégica e focada em ações para valorizar o capital humano.

A tecnologia no RH auxilia no desenvolvimento dos talentos, a buscar e reter os melhores profissionais, ter ações para manter o engajamento e motivação dentro da empresa e muito mais.

Em soma, permite ter todos os processos centralizados em um único lugar. No geral, automatiza tarefas comuns como folha de pagamento, benefícios, bônus etc. Inclusive, ajuda a organizar e planejar ações para contratação, onboarding e promoções.

A automação desses processos não só economiza tempo e dinheiro para sua empresa. Também reduz as possibilidades de erro humano, diminuindo as responsabilidades e evitando a ocorrência de equívocos que poderiam ser evitados mais facilmente. Um bom software de RH armazena todas as informações na nuvem, de maneira segura.


Quais são os benefícios da tecnologia no RH

Os programas e ferramentas de gestão de RH auxiliam a monitorar as demandas, facilitam no alcance das metas, tomadas de decisões tem base em dados, eleva a produtividade, a visão do líder se torna mais estratégica e menos subjetiva.

É válido ressaltar novamente o fato de que a tecnologia no RH automatiza as tarefas, as informações são integralizadas, possuindo maior segurança com o armazenamento na nuvem, otimiza o tempo e os processos que antes era manuais.

A tecnologia no RH traz diversos benefícios para o departamento pessoal poder focar na parte humana e no desenvolvimento de soluções estratégicas, além de ter maior agilidade para consertar falhas nos processos, evitar retrabalhos, melhor mensuração dos resultados e garantir o alinhamento das informações com a equipe.

Os principais usos da tecnologia no RH

A utilização de tecnologias no setor de recursos humanos tem crescido e se desenvolvido cada vez mais, graças ao RH estratégico como aliado. Pensando nisso, listamos aqui algumas ferramentas e sistemas para aplicar na sua empresa. Confira!

1. Inteligência Artificial

O uso de inteligência artificial no RH trouxe grandes mudanças positivas para essa área, por agilizar o processo e automatizar desde a etapa de recrutamento e seleção de candidatos até na identificação de competências e mapeamento comportamental.

Além disso, auxilia no controle de ponto (ex: Biometria) e garante maior confiabilidade com o armazenamento dos dados.

2. Big Data

Com o Big Data, é possível criar, armazenar e fazer análises das informações coletadas. Além do grande volume de dados, é possível organizá-las em seus diversos formatos (textos, imagens, vídeos, áudios, números etc.), gerando insights valiosos para a organização.

O diferencial em usar essa ferramenta é por auxiliar o gestor na análise dos dados vindos de diversas fontes, otimiza a rotina de trabalho, reduz os custos, identifica problemas em tempo real e corrige-os rapidamente, além de ajudar a traçar estratégias para elevar a produtividade e desenvolver a inovação.

3. People Analytics

Esse método tem como característica a coleta e análise de dados sobre os colaboradores de uma empresa. Com o People Analytics, identificar padrões fica muito mais fácil para as estratégias de gestão, desde recrutamento e remuneração até promoção, treinamento e avaliação.

4. SaaS Software

O Software como Serviço (SaaS), é uma ferramenta que utiliza o armazenamento na nuvem, funciona de forma online e não necessita de instalação para acessar os dados.

Com ele, é possível ter mais agilidade e acessibilidade das informações e desenvolver estratégias no setor de RH que proporciona um ambiente organizacional mais sucessível às inovações e com maior motivação das equipes.

5. Gamificação

Essa técnica é utilizada de forma que une as mecânicas e estratégias de jogos virtuais em contextos diferentes, seja para o recrutamento e seleção de colaboradores ou em outro contexto para auxiliar na apuração de resultados mais claros.

A gamificação nas empresas possibilita maior engajamento do time com um projeto, durante um treinamento e até no onboarding de novos funcionários. Essa tecnologia promove etapas de forma gamificada para oferecer uma experiência personalizada no departamento de RH.

6. Sistema integrado de gestão de pessoas

Utilizar um sistema de gestão de pessoas integra todas as informações e dados importantes em um único lugar. É possível acompanhar a performance do time, fazer a gestão dos talentos, desenvolver avaliações e indicadores para acompanhar as metas e mensurar resultados, além de ter o controle de todas as tarefas.

As análises de dados serão feitas automaticamente, com maior segurança e precisão para agilizar a rotina de trabalho de forma estratégica. Investindo em um bom sistema, se obtém os melhores resultados.

7. E-learning

O sistema de e-learning é utilizado em treinamentos nas empresas como forma de curso online. E pode ser acessado a qualquer momento e de qualquer lugar pelos colaboradores que estejam em fase de desenvolvimento das suas habilidades profissionais. Ele é fundamental para uma empresa que pretende reduzir gastos com serviços presenciais.


8. Ferramenta de comunicação

Utilizar uma ferramenta de comunicação padroniza o local das informações, sem comprometer o lado profissional com o pessoal. Ter uma comunicação interna definida torna a gestão de pessoas muito mais ágil.

Os impactos do uso da Tecnologia no RH

Utilizar a tecnologia como aliada ao departamento pessoal gera novas oportunidades e possibilidades de personalizar as informações de forma que auxilia com maior precisão os processos da gestão de pessoas.

Alinhando os recursos tecnológicos com o setor de RH, se tem vantagem competitiva, promove maior valor organizacional, otimizam as tarefas burocráticas e repetitivas, eleva a produtividade e fortalece a cultura da empresa.

Essas transformações digitais beneficiam desde pequenas a grandes empresas, sendo um método que ajuda na redução de gastos desnecessários e humaniza o setor de gente e gestão. A tecnologia proporciona maior liberdade para ter ideias inovadoras, além de auxiliar na tomada de decisões.

A tecnologia no RH impacta até na unificação das informações da empresa. Outro ponto é por ajudar na mensuração dos resultados, controlando a qualidade e quantidade sobre os investimentos realizados.

Enfim, essas aplicações tecnológicas na gestão estratégica de RH são fundamentais para que a organização se desenvolva e esteja em constante inovação. Conhecer as novidades e tendências no mundo digital é fundamental para se manter atualizado no mercado e continuar crescendo e obtendo sucesso nos negócios.

E para te ajudar a saber se o seu RH é estratégico e se sua empresa está acompanhando as tendências do mercado, realize agora nosso diagnóstico gratuito: HR Performance Score: o diagnóstico de maturidade da sua gestão!

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.